Persuasão: Como utilizá-la a seu favor no Marketing Digital

Como utilizar estratégias de Persuasão

Persuasão: Quais técnicas utilizando-a funcionam no Marketing Digital? Como aplicá-las de forma eficaz?

Neste artigo esclareceremos suas dúvidas sobre isto, portanto nos acompanhe até o final!

No Marketing Digital, para criar um relacionamento com as pessoas, ter carisma e boa técnica de conversação são uma grande vantagem sobre seus adversários.

Saber qual é a persona do seu público, quais são suas dores e qual a melhor forma lidar com ele, é essencial.

Essas habilidades, como qualquer outra, podem ser aperfeiçoadas com o tempo.

Por meio da criação e disponibilização de um conteúdo de valor, que agregue algo ao usuário.

Visando, cada vez mais, construir uma relação de confiança e passar credibilidade para com seu público.

Para ajudar nesta tarefa, trouxemos para vocês algumas formas de se aplicar a Persuasão em seu conteúdo.

Gerando assim, mais conversões para o seu negócio, sejam elas com o fim que quiser.

O que é Persuasão? Como funciona?

O que é Persuasão

Uma estratégia de comunicação muito utilizada para a fins de conversão em vendas, é a Persuasão.

Esta estratégia consiste em utilizar-se de argumentos lógicos, simbólicos e ou emocionais para convencer e induzir uma pessoa a realizar determinada ação.

Utilizando-se de argumentos, que muitas vezes carregam algum tipo de gatilho mental.

Assim, fazendo com que o outro adote uma linha de conduta, crença ou pratique determinada ação, conclui-se com êxito.

Aplicando a estratégia de Persuasão em diferentes plataformas

No Marketing Digital, você se depara com diversas opções de como executar seu negócio online.

Há aqueles que se utilizam de sua própria imagem para ser um afiliado autoridade.

Porém, há também os que preferem o caminho em que não aparecem, tem contato com seu público apenas por meio de seus conteúdos.

Independente da plataforma e qual tipo de afiliado você escolheu ser, existem macetes para lhe ajudar a influenciar pessoas a seu favor.

Seja por meio de um texto bem estruturado, seja por um vídeo com uma boa linguagem corporal.

Abaixo, listamos algumas dicas!

N 1º Estude ao máximo a Persona do seu público

Isto vale para ambos os tipos de Afiliados.

Conhecer bem seu público, saber qual suas maiores dores e quais seus argumentos contrários a sua proposta é um passo essencial.

Se não se sabe os pontos fortes do seu usuário para utilizá-los a seu favor, não há como rebater suas objeções.

Conhecendo as objeções daquele usuário, você pode rebatê-las e argumentar com as informações corretas.

Não deixando brechas para que restem dúvidas.

Quando se está vendendo algo, principalmente na internet, você precisa convencer a pessoa 100% de que ela Precisa daquele produto, caso contrário ela não fará um investimento.

Nº 2: Empatia e Reciprocidade na Persuasão

É necessário ter em mente que, o mais importante do que O que se fala é saber Como falar!

Despertar um sentimento de empatia para com o público é necessário.

É necessário se por no lugar do seu público e pensar: Para resolver o problema que o fez pesquisar e chegar até seu conteúdo, quais são as soluções que ele gostaria de receber?

Entregar ao seu público um conteúdo de real valor, que seja uma solução é essencial para criar uma relação em que ele passará a ter interesse por o que você diz.

Assim você dá algo ao cliente e recebe a sua atenção em troca.

Nº 3: Prova Social e Persuasão

Para gerar credibilidade e passar confiança, a prova social é uma das melhores formas.

Vamos lhe dar um exemplo para que visualize melhor o que queremos dizer.

Digamos que você e sua família estão viajando, em certo ponto todos se encontram com fome e decidem para para comer.

Há dois restaurantes próximos, um visivelmente muito cheio e outro relativamente vazio.

Neste momento, mesmo que a opção de um espaço com menos pessoas ser mais confortável.

Sua escolha seria por instinto ir no restaurante mais cheio, por deduzir que aquele restaurante é melhor.

Isto é prova social, acreditar no julgamento (positivo ou não) da massa.

Por isto, palavras como “Mais vendido”, “20 mil alunos satisfeitos”, “O melhor restaurante segundo x plataforma, etc.

Geram um sentimento de confiança as pessoas, a induzindo a pensar que aquele produto é, portanto, confiável.

Nº 4: Seja objetivo e Claro ao falar sobre algo

Quando alguém pesquisa sobre algo, ela espera que a resposta venha de alguém que realmente entenda sobre.

Por isto, falar sobre, de forma clara e objetiva indica que você domina aquele assunto.

É necessário que seu conteúdo passe confiança, sem enrolar ou desviar do assunto.

Evitar distrações e preze por ir “direto ao ponto”.

Utilizar-se de informações relevantes, geram credibilidade e facilitam a tarefa de Persuasão.

N º 5: Utilize-se de exemplos

Exemplos que incluam personagens, situações onde o público possa se por no lugar do personagens.

Além de prender a atenção do seu público, irá também gerar empatia.

Assim, pode-se tomar mão disto para, guiar o público por uma linha de raciocínio que o induza a chegar a certa conclusão.

Conclusão esta, que lhe ajudará a gerar a conversão.

Nº 6: Utilize o nome do cliente

Outra estratégia que gera empatia é dizer o nome do cliente.

Gostamos de escutar nosso nome, causa a sensação de um discurso exclusivo, que foi feito especialmente para nós.

Assim, prende-se de uma forma mais intensa o público com aquele discurso.

Gerando uma influência maior, demonstrando que temos apreço pela pessoa alvo.

E que estamos a sua disposição para agregar algo de valor a ela.

Nº 7: Gesticule e Acene com a Cabeça

sorriso e persuasão

Uma das peças que tem papel principal em persuadir alguém, é a linguagem corporal.

Um aceno de cabeça, um sorriso, lágrimas, causam um efeito espelho no espectador.

Ele tende a acenar involuntariamente com a cabeça, se prendendo ao assunto.

Gesticular, gera a impressão de desenvoltura para com aquele assunto.

Entusiasmo e o domínio torna mais leve e confortável o consumo daquele conteúdo.

Um exemplo disso é: Em uma palestra, tendemos a prender nosso foco em quem se mostra confortável, e não daquele que deixa a voz tremer.

A pessoa que nos passa credibilidade em seu discurso acaba nos induzindo a seguir sua linha de raciocínio e provoca sentimentos que o ajudam a nos induzir a certa decisão.

Nº 8: Escassez

A escassez desperta um sentimento de urgência nas pessoas.

Prazos para que algo acabe, uma promoção, um produto, gera nas pessoas a sensação de estão ficando de fora de uma grande oportunidade.

Quantidades limitadas de algo, também despertam esta mesma sensação.

Assim, dentro destas situações, guiadas pela sensação de urgência, as pessoas tendem a tomar decisões em um impulso.

Um exemplo disto é: Na venda de um curso com vagas limitadas, o vendedor periodicamente atualiza o número de vagas restantes.

“De 300 vagas agora restam apenas 15 vagas. Garanta já a sua antes que acabe!”

Um chamado assim, gera conversões pela urgência do público em não se sentir passado para trás, perdendo uma grande oportunidade.

Nº 9: Cite outras autoridades no assunto que sejam suas amigas

As pessoas tendem a fazer um julgamento não apenas pela aparência de alguém mas também pelo seu meio social.

Estar em meio a pessoas do mesmo nicho, quem tem boa influência e grande autoridade, gera credibilidade.

Por isto, citar outras autoridades no assunto é uma forma de prova social.

Prova que, o que você está passando de conteúdo para estas pessoas funcionou para alguém que elas tem como inspiração.

Logo, as ajudará a estar no mesmo patamar um dia. Alcançando a meta estabelecida.

Ter bons contatos de trabalho é sinônimo de uma boa troca de estratégias sobre o mercado, atualizações sobre tendências e dados sobre o público.

Nº 10: Saiba diferenciar a Persuasão da Manipulação

Muitas pessoas confundem os termos e acreditam de forma errônea que são um o sinônimo do outro.

A manipulação consiste em tratar seu público como um objeto sem vontade ou crenças.

Coagindo-os a fazer algo que não é do interesse deles, como se fossem objetos, dominando-os e forçando-os a agir em pró de interesses apenas seus.

Já a Persuasão, consiste em influenciar por meio de bons argumentos uma pessoa a tomar uma decisão que pode beneficiar ambos.

Ou seja, a pessoa já tinha interesse porém precisava ser convencida de que vale ou não a pena.

De nada adianta que se confundam as coisas, as pessoas estão cada vez mais espertas e atentas a quem age de má indole.

E já não há mais espaço para isto na internet.

Bônus: Utilize um bom tom de voz e a Terceira pessoa do Plural

Demonstrar a pessoa interesse, usando a intonação certa e a pessoa certa no discurso, faz toda a diferença.

Utilizando um tom de voz desanimado, é praticamente impossível envolver alguém a ponto de que ela gere uma conversão.

Assim como, utilizar apenas o singular acaba afastando muitas pessoas.

Um grande aliado é se por no lugar da persona do seu público e usar a palavra “nós”, para demonstrar empatia e gerar reciprocidade.

Frases como: Sim, entendo que esta seja uma grande dificuldade para adentrar ao mercado, mas com essas técnicas que irei te passar, podemos superar isto.

Quando envolvida em um plural, a pessoa se sentirá acolhida, respeitada e valorizada.

E agora que já sanei minhas duvidas sobre Persuasão?

E ai? Que tal aprender como utilizar essas e outras dicas para Fazer sua primeira venda?

Clique aqui! Neste artigo lhe contaremos tudo que precisa saber.

Sobre o autor

Paulista vivendo em Curitiba, apaixonada por arte, tatuagens, viagens, animais e o mundo da beleza.

Aqui, tento ajudar vocês trazendo dicas e informações, junto da minha opinião pessoal, sobre diversas gamas de produtos.

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